Cantata de Natal


No Natal de 2011, o Ministério Infantil Congregacional apresentou uma cantata linda com músicas, danças e efeitos visuais muito legais.
Todos estavam lindos! As meninas de vestido preto e faixinha vermelha e os meninos de camisa social vermelha e calça preta. Eram ao todo 20 crianças cantando muito lindo pra Jesus.
Deixo abaixo o texto disponível para sua apreciação.
Qualquer dúvida sobre as músicas pode entrar em contato por email: priscilalouvai@hotmail.com especificando no assunto: cantata de natal Caminho da Salvação.
Um abraço!
A paz do Senhor!
TEATRO A CAMINHO DA SALVAÇÃO
Neto 1: Bênção vovó! Como a senhora está?
Vovó: Bem meus filhos!
Neto 2: Ah, quanto tempo nós não vínhamos aqui. (abraça a vovó) Que saudades eu estava da senhora e dos seus lanchinhos maravilhosos, vovó.
Neto 1: Estávamos com saudades do lanche sim, mas viemos aqui na semana passada. Quanto exagero seu!
Neto 2: Um dia sem vim à casa da vovó parece um tempão.
Vovó: Tudo bem meus amores. Aguardem aqui porque eu vou trazer um lanche delicioso pra vocês.
Neto 1 e 2: Oba!
(a vovó sai enquanto os netos conversam na sala)
Neto 2: O que será que a vovó fez pra gente comer? Tô com uma fominha! (mexendo na barriga)
Neto 1: Você só pensa em comida? Eu tô ansioso pra ouvir uma de suas histórias. Ah quando ela começa contar eu viajo... e viajo. (fica olhando pro nada e falando)
Neto 2: É mesmo viaja na maionese, hum maionese... me deu vontade de comer um sanduíche bem grandão!
(vovó entra interrompendo o papo dos netos. Traz uma bandeja e coloca sobre a mesinha de centro)
Vovó: Vem meninos, aqui está, um panetone que eu acabei de fazer com muitas frutas e gotas de chocolate e um leite morninho.
Neto 2: Eu adoro panetone! Pena que a gente só come no final do ano! (faz cara de descontentamento).
Neto 1: Vovó, gostaria muito de ouvir uma história enquanto como este panetone.
Vovó: Ah, vamos vê... (fica pensativa). Panetone e história. Ah, já sei. Apesar de não terem nada a ver um com o outro, são muito lembrados nessa época do ano.
Neto 1: Oba! Tem história boa na área!
(Vovó dá risada, pega um livro que está na parte de baixo da mesinha de centro, abre e começa ler).
Vovó: Certo dia Deus criou o homem e o chamou de Adão e colocou Adão pra morar num lugar lindo: o Jardim do Éden. Deus deu a ele tudo do bom, e deixou que ele cuidasse das plantas e dos animais. Deus também deu a Adão uma esposa chamada Eva e eles viviam felizes.
(Adão canta a música: Jardim do Éden – Cantor desconhecido. Adão continua em cena mas com um semblante triste)
Vovó: Tudo ia bem até que um dia Adão e Eva fizeram algo muito feio.
Neto 2: Já sei, eles falaram uma palavrão.
Neto 1: (faz gesto de silêncio) Xiii, deixa ela contar.
Neto 2: Mas palavrão é coisa feia, só pode ser isso!
Vovó: O que Adão e Eva fizeram foi desobedecer a Deus. Deus falou que eles podiam comer de todas as frutas do jardim, menos a fruta do conhecimento do bem e do mal. Mas eles comeram ao serem enganados pela serpente.
Neto 1: Eu hein, onde já se viu uma serpente falar. Eu dou chute nela e saio correndo.
Neto 2: Você é muito medroso! Talvez a fruta fosse muito gostosa, até eu ia querer comer.
Vovó: A fruta poderia ser gostosa, mas a ordem de Deus é que eles não a comessem. Daí, Deus ficou muito triste.
Neto 2: Deus fica triste?
Vovó: Sim. Todas as vezes que alguém faz algo feio e que desagrada a ele. Sabem por que?
Neto 1 e 2: Por quê?
Vovó: Porque todo pecado tem consequência. Deus falou que todo mundo que pecar terá como consequência a MORTE.
Neto 2: Sai pra lá... essa palavra é um palavrão.
Vovó: Entendeu porque Deus ficou triste?
Neto 1: Quer dizer que Adão e Eva iam morrer?
Vovó: Sim.
Neto 1: Mas a história mal começou e os personagens já vão morrer? Ah, que chato!
Vovó: Calma, tem muita história pela frente.
(O coral infantil canta e Adão e Eva dançam a música: Um dia triste – Crianças Diante do trono)
Eva: (Fala desesperada) O que iremos fazer? Vamos morrer!
Adão: Se eu não tivesse comido a fruta que você me deu.
Eva: Agora a culpa é minha?
Deus: Adão e Eva, vocês erraram e sofrerão conseqüências, a terra também sofrerá por causa de vocês. Mas eu não vou deixar as coisas desse jeito. Todo homem que nascer depois de vocês será pecador e poderá morrer. Mas eu enviarei a solução desse problema. A salvação chegará e salvará a todos que crerem nela.
Adão: Obrigado Deus!
Eva: Obrigada por sua misericórdia!
Vovó: Viram meus queridos? Deus prometeu trazer a salvação para todo homem.
Neto 2: Mas de onde virá a salvação? Virá de uma pessoa? De que país ela é?
Neto 1: Conte-nos vovó!
Vovó: Então meninos! Deus fez essa promessa para todos os homens, não só para Adão e Eva. E agora Deus precisava escolher uma pessoa para dá início a um povo especial de onde viria a Salvação.
Neto 2: Já sei! Deus chamou Pedro Álvares Cabral e mandou ele vim no Brasil e e...
Neto 1: Depois eu que viajo na maionese!
Vovó: Não! Naquele tempo nem o Brasil, muito menos Portugal tinham sidos descobertos. Mas vejam quem Deus escolheu.
(Entra Abraão e se coloca de joelhos para falar com Deus e ouve a voz)
Deus: Abraão, meu filho! Tenho algo muito importante para você.
Abraão: Pode falar, Senhor!
Deus: Eu farei uma grande nação, e ela será muito especial. E através dela abençoarei todas as pessoas, pois dela virá a Salvação.
Abraão: Sim Senhor! Mas como poderei ajuda-lo?
Deus: Eu farei de você o pai desta nação! Você terá um filho e seu filho terá outro filho e assim em diante construirei a minha nação de onde virá o Messias.
Abraão: Mas Senhor, olha pra mim! Já estou velho e minha esposa Sara não pode ter filhos.
Deus: Tão somente creia Abraão e eu farei de você uma bênção!
(Sai Abraão feliz com aquela promessa).
Neto 1: Ele é tão velhinho!
Vovó: Mas não se engane. Abraão acreditou em Deus, e mesmo estando velhinho Deus deu a ele e à Sara um filho chamado Isaque e a partir deles Deus construiu a nação de Israel.
Neto 2: Eta fé, hein!
Neto 1: E o que aconteceu depois?
Vovó: Ah sim, Deus foi dando rumo a essa história. Abraão morreu e seus filhos também, mas isso não interrompeu os planos de Deus. Como ele tinha falado nasceu um filho que teve outro filho e mais outro e mais outro, até que nasceu um menino lindo e que era muito obediente ao papai e à mamãe. O nome dele era Davi. Davi tinha um dom, ele escrevia poemas, músicas e até tocava um instrumento chamado harpa. Deus via a sinceridade do coração de Davi. Então Deus colocou Davi para ser rei da nação que ele estava construindo e falou que dos descendentes de Davi nasceria o Salvador dos homens pecadores.
Neto 2: E o que Davi achou disso?
Vovó: Com certeza Davi era muito feliz com o seu Deus e podemos vê isso nos salmos que escrevia.
(Entra Davi com roupa de rei e uma harpa na mão declamando alguns de seus salmos preferidos).
Davi: O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Eu te louvarei Senhor de todo o meu coração. Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor. Oh quão e quão suave é que os irmãos vivam em união!
(Davi canta o salmos 23 com o coral infantil).
Neto 1: As palavras de Davi são tão bonitas!
Neto 2: Eu também achei!
Vovó: Elas são bonitas porque são verdadeiras e saem do coração. Mas depois de Davi vieram outros homens de Deus que falavam do Messias.
Neto 2: Então eles sabiam que Deus estava preparando um Salvador para humanidade? Aposto que foi Davi que contou!
Vovó: Espere! Os profetas ouviram sim falar de Davi, mas não era fofoca não. Pois esta notícia do Salvador é muita boa e deve ser contada pra todo mundo!
Neto 1: Mas espera aí! O que quer dizer profeta?
Vovó: O profeta é um homem temente a Deus que ouve o que ele diz e fala ao povo. Deus manda o profeta falar ao povo o que Ele quer.
Neto 1: Que responsabilidade! Falar em nome de Deus! Mas o que Deus pediu pros profetas falarem?
Vovó: Deus pediu para os profetas falarem muitas coisas, mas sem dúvida a mais importante foi falar sobre o Messias.
Neto 2: E quando ele chega? Tá demorando muito. Me diz quando? Me dê um sinal.
Vovó: O profeta Isaías vai ficar a cargo de nos dizer onde e quando.
(Entra o profeta Isaías e se dirige à igreja).
Isaías: Venho trazer para todos vocês uma notícia: "O povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas. Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de 'Conselheiro Maravilhoso', 'Deus Poderoso', 'Pai Eterno', 'Príncipe da Paz'. Ele será descendente do rei Davi; o seu poder como rei crescerá, e haverá paz em todo o seu reino." (Isaías 9.2,6-7a) "O Espírito do Senhor estará sobre ele e lhe dará sabedoria e conhecimento, capacidade e poder. Ele não julgará pela aparência, nem decidirá somente por ouvir dizer. Mas com justiça julgará os necessitados e defenderá os direitos dos pobres." (Isaías 11.2-4) "As bases do seu governo serão a justiça e o direito, desde o começo e para sempre." (Isaías 9.7) "Ele será como um ramo que brota do toco". (Isaías 11.1) "No seu grande amor, o Senhor Todo-Poderoso fará com que tudo isso aconteça." (Isaías 9.7b)
(O profeta Isaías sai)
 Neto 1: Estou ouvindo uma música!
 Neto 2: Eu também posso ouvi-la!
(O coral infantil canta: Batem sinos – Turma do Printy)
Vovó: Meninos            a hora está chegando!
Neto 1: O Salvador está a caminho!
Neto 2: Estou ansiosa para esse momento!
Vovó: Assim como disse o profeta, algo especial está para acontecer na pequena cidade de Belém. A uma família simples e temente a Deus virá o maior de todos os presentes. Preparem-se José e Maria pois a redenção já vem!
(A estrela se acende).
(Entra o anjo Gabriel e encontra dois pastores cuidando de suas ovelhas, ao falar com eles ambos se assustam).
Gabriel: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.
(Saem os pastores e o anjo se dirige ao presépio)
(O coral infantil canta a música: A caravana – Turma do Printy. Neste momento somente o canhão de luz do coral se acende. Enquanto isso entram José, Maria e Jesus e se posicionam no presépio)
(Todas as luzes se apagam e fica somente a estrela acessa, em seguida entram os pastores).
Pastor 1: Lá está a estrela, estamos no caminho certo.
(Ao chegarem na frente da igreja, a luz do presépio é acessa e lá já estarão José, Maria, Jesus e o anjo)
Pastor 2: Aqui está, como o anjo nos anunciou.
Pastor 1 e 2: Glória a Deus nas alturas!
(Entram os magos que já vem falando desde os corredores.)
Mago 1: Andem de pressa pois já nasceu o nosso Salvador!
Mago 2: A viagem foi longa, mas vai valer a pena.
(Os magos chegam e se colocam em posição de reverência)
Mago 3: Aí está ele, como disse o profeta Isaías. É chegada a salvação a todos.
Mago 1: Viemos trazer presentes para o nosso Rei.
(Os magos colocam os presentes aos pés da manjedoura)
(Nesse momento os pastores e magos, todos se curvam diante do menino)
(Coral infantil canta a música: É natal! – Turma do Printy)
Vovó: Viram que história linda?
Neto 1 e Neto 2: Maravilhosa! (olham um pro outro sorrindo por terem falado juntos)
Vovó: Esse é o verdadeiro sentido do Natal! O nascimento de Jesus para salvar do pecado todos aqueles que acreditarem que Ele é o Filho de Deus. Mas o Natal não acontece só no final do ano, mas todos os dias no coração de um pecador que se arrepende.
Neto 2: Vovó, eu quero que hoje seja natal no meu coração!
Neto 1: Eu também! Quero pedir a Jesus perdão pelos meus erros e quero que Ele seja o meu Salvador!
Vovó: Então vamos todos orar. (Todos se ajoelham de frente para a platéia e repetem a oração da vovó): Papai do Céu, muito obrigada pelo Teu filho Jesus! Hoje nós abrimos os nossos corações confessando os nossos pecados e pedindo para que Jesus nos limpe e venha nascer dentro de nós! Muito obrigada! Amém!
(Nesse momento, a vovó e os netos saem da sala e vão até o presépio e ficam ali alegres e festejando junto com os demais enquanto o coral infantil canta: Presente de Natal – Turma do Printy).
Quando as crianças terminam de cantar, todos se juntam na frente da igreja e falam em bom som: FELIZ NATAL!

FIM!
Autora: Príscila Gomes

Que turma alegre!

 As meninas da dança! Estão fofas!

 Vovó e os netinhos em cena

Meu maridinho e minha maninha na pele de Adão e Eva


Abraão bem velhinho! rsrsrs

Rei Davi

Profeta Isaías

Magos, pastores, anjo Gabriel, José, Maria e o menino Jesus


Coral infantil e euzinha regendo


Comentários

Postagens mais visitadas